sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Festivais de Verão

É verão na terra do sol nascente e nada melhor do que reunir com a família e os amigos para se divertir e uma das formas que os japoneses encontram para isso é ir aos matsuris, os festivais japoneses.  Os matsuris podem ser desde festivais de bandas até os mais tradicionais, com lendas e costumes do folclore japonês.
Geralmente são enfeitados com lanternas de papel e encontra - se tendas com muita comida típica, brincadeiras como pescar um peixe com uma rede de papel, meninas vestidas de yukata, conhecido como Quimono no ocidente, e até desfile de carros carregando figuras mitológicas.

Os festivais mais famosos como o Tanabata, o qual reúne 3 milhões de participantes, costumam reunir pessoas do todo o Japão e também do mundo.  Os matsuri mais famosos são o Sakura, o Tanabata e o Obon, este com representações no Brasil.



Obon Matsuri

É um festival que relembra os antepassados, fazendo uma analogia seria o dia dos finados do Brasil, porém a comemoração é alegre. Além da homenagem aos mortos levando oferenda e alimentos nos cemitérios, e da decoração com chouchin (lanternas de papel), utilizam também lanternas que guiam os espirítos chamadas de Mukaebon.

Os dias de celebração são entre 13 a 15 de julho ou 13 a 15 de agosto, dependendo da região do arquipélogo. Isso acontece por conta da mudança do calendário referência para o Japão na Era Meiji, do lunar para o solar. Uma carecterística marcante do festival é quando os japoneses se reúnem para dançar o Bon Odori, que significa dança dos mortos, uma dança folclórica seguida pelo ritmo do taiko (tambor japonês).
No Brasil o Bon Odori acontece em várias cidades e é celebrado por imigrantes, descendentes e até por quem somente gosta da cultura ou do festival em si. Os estados onde ocorrem são Bahia, Brasilia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco e São Paulo. Ainda é possível encontrar o festival em alguns estados dos EUA.
Eu já fui em vários Bon Odori que acontece em Salvador, por aqui é uma oportunidade dos descendentes se reunirem e continuar a cultura dos seus antepassados e também de poder desfrutar um pouco da cultura japonesa, lá encontra-se várias comidas típicas, danças e artigos importados do Japão. Para quem assim como eu gosta da cultura dos japoneses é um prato cheio.

Um comentário: