segunda-feira, 19 de março de 2012

A arte das flores


Deste tempos históricos os japoneses desenvolvem sua arte com maestria, uma das mais tradicionais apesar de não ter surgido no Japão foi lá desenvolvida e faz parte da cultura nipônica até hoje. Essa arte é conhecida como Ikebana (flor colocada) e tem como propósito de fazer os mais belos arranjos florais utilizando 
A arte originária da Índia no zen budismo e utilizada para reverenciar buda foi passada à China e em 607 d.c os japoneses aprenderam essa arte com os chineses. A partir daí essa arte se desenvolveu e no século XIV adquiriu além do caráter religioso, o caráter artístico e era praticada pelos nobres da época, com regras próprias que só os já introduzidos nessa arte compreendem.
Com o passar dos séculos a arte foi se popularizando e fazendo parte da cultura tradicional japonesa, sendo levada para outros povos por seus descendentes como o Brasil por exemplo, que possui 16 escolas cadastradas na Associação Ikebana do Brasil.
O Ikebana se divide em três estilos: IkenoboOhara e Sogetsu sendo cada um faz parte de uma época histórica do Japão. O primeiro e o mais antigo surgiu há mais de 500 anos na cidade de Kyoto criado por Senkei e Senno Ikenobo; O segundo data-se da Era Meiji (1867-1912) e foi criado por Unshin Ohara ex aluno da escola Ikenobo; e o terceiro foi criado em 1931 pelo jovem Sofu Teshigahara.
O Ikebana é uma maneira criativa e graciosa de presentear alguém com um belo arranjo floral, onde são depositadas todas as energias positivas do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário