domingo, 11 de março de 2012

O tempo das sakuras


A primavera está chegando na terra do sol nascente e é hora dos botões de cerejeira se abrirem e também dos japoneses cumprirem uma importante tradição por lá: o Hanami (花 见), que literalmente significa flor que vê e é justamente sentar embaixo das árvores de cerejeira e contemplar as sakuras (桜), que são suas flores.
Esse costume é datado desde a era Nara (710-794) quando as pessoas já observaram as flores de ume (ameixeira), porém foi na era Heian (794-1185) que as sakuras despertaram a atenção ao serem dedicadas à divina colheita e anunciar o plantio de arroz.
Os membros da aristocracia, durante o reinado do imperador Soga, se reuniam na antiga capital kyoto para ler poesias sobre as sakuras e cantar enquanto observavam as flores, esse foi o começo do hanami. Quando os samurais começaram a fazer parte da elite, o costume atingiu também os japoneses comuns e no período Edo se tornou bastante popular e com o incentivo de Tokugawa Yoshimune, que plantou diversas árvores de cerejeira, as pessoas se reuniam para comer e beber alegremente.
Nos dias atuais, os japoneses se reúnem embaixo das cerejeiras não só para contemplá-las, mas também como forma de renovar o espírito. Os lugares são muito disputados, sendo comum as pessoas guardarem lugares durante a madrugada para a família, amigos e até mesmo colegas de trabalho. É o momento em que os japoneses esquecem a corrida do dia a dia para perceber a vida. As sakuras para os japoneses são como a vida efêmeras, mas muito bela.
As sakuras já foi tema de filmes como o Hanami, um filme alemão e também um documentário recente que  relaciona -as ao terremoto e tsunami que ocorreu há um ano em Sekai e Fukushima, chama-se Tsunami and The Cherry Blossom. Ainda não achei ele inteiro para ver então se alguém encontrar por favor diga nos comentários ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário