quarta-feira, 4 de abril de 2012

O vento divino

Yo minna! Creio que muita gente já ouviu falar nos Kamikazes da segunda guerra mundial, mas poucos conhecem sua verdadeira origem e significado. Pois bem Kamikaze que significa vento divino (kami - deus e kaze - vento) é na verdade o nome de um tufão que atingiu a costa de kyushu - ilha do extremo sul do Japão- no ano de 1281, quando o país estava prestes a ser invadido por frotas do império Mongol liderada por Kublai Khan, impedindo que fossem atacados.

A Grande Onda de Kagawa - katsushika Hokusai

Os Kamikazes da segunda guerra surgiram em razão do orgulho japonês, os quais sempre ganhou as guerras que travava. Quando os Estados Unidos começou a bombardear o Japão, após o ataque à base de Pearl Harbor, os japoneses não tiveram chance frente ao bombardeio americano e começou a sofrer derrotas uma atrás da outra e terríveis baixas em seu exército, chegando a perder 130.000 homens em uma única batalha.
Para que o povo japonês não perdesse a vontade de lutar a imprensa, assim como o próprio imperador Hirohito, estimulava -os exaltando a glória na morte de seus companheiros e trazendo referencia do passado, da época dos samurais onde morrer em defesa do seu mestre era uma honra.
Naquele momento a guerra estava praticamente perdida, então os Kamikazes surgiram a partir desse espírito de luta resgatado da sua época gloriosa, juntando ao fato de sempre subjugarem seus inimigos. Portanto não deixariam que os americanos vencessem, mesmo que isso significasse o fim de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário