quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

As lanternas orientais

Yo minna-san, hoje vim falar de um elemento muito importante na decoração japonesa e que é muito conhecido no ocidente, as tradicionais lanternas de papel. Comum no ocidente por ornamentar estabelecimentos e festivais orientais as Chouchin (ちょうちん)-lanternas- são originárias da China e datam de mais de 2000 anos, tendo desde então sua tradição espalhada por todos os países asiáticos principalmente através do budismo com cerimônias, casamentos etc.
Sua principal utilidade era originalmente iluminar o caminho antes do surgimento da energia elétrica, usando papel ou seda com uma vela dentro. 
Bonbori
Hoje em dia as lanternas ainda são feias de maneira artesanal utilizando os materiais tradicionais o papel, seda e o bambu ou ainda utilizar arames e vinil, o qual é mais resistente. Possui diversos tamanhos, cores e enfeitesalguns contendo caracteres chineses escritos a mão.
Há dois tipos de lanternas: Bonboris e Chouchin Moji
Chouchin Moji
As bonboris são utilizadas em casa ou templos, sustentadas por uma base verical e funcionam como uma luminária para ambientes internos. Assumindo formas hexagonais, quadradas ou mais arredondadas. As Chouchin Moji são as mais comuns para os ocidentais, com uma aparência  esféricas são encontradas em festivais e templos, com uma aparência cilíndrica são geralmente utilizadas em bares e restaurantes, possuem ainda decoração com caracteres chineses.

Em Kamakura, província de Kanagawa, é realizado todos os anos um festival popular chamado Bonbori Matsuri (ぼんぼり祭り), no Santuário Xintoísta Tsurugaoka Hachiman-gu. Cerca de 400 bonboris são criados por artistas especialmente para a ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário