sábado, 6 de agosto de 2011

Duas bombas, um futuro

Hoje completa 66 anos que o Japão sofreu uma das maiores tragédias da história, uma bomba atômica foi jogada na cidade de Hiroshima. Uma cicatriz que não pode ser fechada, pois até hoje existem sequelas e serve como marco na luta contra o uso de armamento nuclear.
Hiroshima foi atingida três dias antes de Nagasaki, a explosão das duas bombas devastou as cidades sem deixar rastro, além de acabar com a vida de 140 mil pessoas, deixar milhares deformadas ou com problemas de saúde que reflete em seus descendentes.
Para quem quer saber mais sobre os ataques à Hiroshima e Nagasaki indico o livrorreportagem Hiroshima.

    Escrito por John Hersey, Hiroshima é um livrorreportagem que conta a vida de seis pessoas sobreviventes da bomba atômica, como foram os primeiros momentos logo após o impacto, por um ano e 40 anos mais tarde.
      Quando li esse livro realmente me senti como se estivesse naquele cenário (quero ler de novo!!), apesar de ser um periodo triste vale a pena se entregar a leitura e saber mais do que simples números, conhecer os sentimentos dos japoneses diante de tudo aquilo, como eles enfrentaram e se reergueram. Falando abertamente, eu fiquei com muita raiva -mais do que já tinha- dos Estados Unidos, porém ao ver como os próprios japoneses se sentiram, mesmo não concordando eu tentei entender ou melhor, analizar o contexto histórico, o que não quer dizer que seja justificável sua atitude.

Nos dias atuais, com o incidente na usina nuclear de Fukushima se discute o uso dessa energia para abaster as grandes cidades. Porém neste dia mais do que em qualquer outro, não só os japoneses mas todo o mundo deve repensar na dependência da energia nuclear.

2 comentários:

  1. nossa quero ler,vc ja leu? Parece mt bom

    ResponderExcluir
  2. Eu já li sim, é um ótimo livro. conta a história de algumas pessoas antes,durante e depois do ataque. Me senti como se estivesse lá tamanha a descrição das cenas.

    ResponderExcluir