sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os verdadeiros samurais

A ideia que temos hoje dos samurais é do guerreiro que caiu em desgraça e hoje vive solitário à margem da sociedade, seguindo seu senso de justiça e defendendo a sua honra. Essa imagem foi propagada através dos filmes, da literatura e dos animes. O que muitos não sabem é que essa visão do samurai na verdade é na verdade um anti herói, um ronin.
O samurai dos tempos históricos era um guerreiro que obedecia fielmente a um senhor feudal ou a um governante, fazendo parte de uma das classes mais altas da sociedade japonesa e que era bem remunerado, além de obter privilégios. A classe dos samurais surgiu no Xogunato Tokugawa (1603 - 1867), com o fim de guerras internas para o domínio do Japão e era formada por guerreiros sem nenhum refinamento cultural.
Antes de tornar um samurai de fato eles tinham que estudar o bushidö (caminho do guerreiro), um código de deveres e conduta social, que garantia a manutenção dos samurais como uma classe mesmo em tempos em que a guerra havia cessado.
Esse código garantia aos governantes obediência, fazendo com que os samurais deixassem de ser mercenários e assassinos que lutavam por quem pagasse melhor.
Para justificar a existência de uma classe guerreira com tantos privilégios, já que estes poderiam ganhar quimonos de seda - significava status na época- ou até mesmo matar alguém que o desrespeitasse, era preciso impor uma imagem para se tornar um exemplo moral.
Assim os samurais se tornaram guerreiros habilidosos com suas Katanás que impunham poder e status e foram educados para não questionar e sim obedecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário