sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Akai ito - A linha do destino

No Japão há uma crença a qual diz que uma pessoa está ligada a seu amor predestinado por uma linha vermelha (Akai ito) amarrada ao dedo mindinho, não importando onde estejam ou o que aconteça ela nunca irá partir e os dois amantes permanecerão conectados. Essa crença foi importada da china, porém na lenda chinesa o fio é ligado aos pulsos da pessoa.


"Um fio invisível conecta os que estão destinados a se encontrar,
independentemente do tempo, lugar ou circunstância.
A linha pode ser esticada ou emaranhada,
mas ela nunca vai se quebrar."


A lenda surgiu de uma antiga história chinesa, diz-se que um homem estava indo visitar a sua noiva e no caminho encontrou um velho, ele dissera que a pessoa com quem iria se casar não era o seu verdadeiro amor, e apontou para uma mulher com um bebê no colo dizendo que a criança seria a pessoa predestinada. O rapaz então mandou matar a mãe e o bebê e se casou, porém foi infeliz no casamento, mais tarde encontrou uma moça e se apaixonou por ela, era a criança que tinha sobrevivido, muito magoada ao saber que ele mandou mata-la, a moça acabou se separando do seu amor. Depois eles finalmente ficaram juntos.
Os japoneses sempre estão contando essa história seja em animes como em xxxHolic, um anime que tem como base lendas japonesas. Uma dramaturgia que tem como tema essa crença é Akai Ito, onde os apaixonados por mais obstáculos que enfrentem, estão sempre conectados de alguma forma
Uma variação dessa crença é a de quando duas pessoas fazem uma promessa juntando os dedos mindinhos e cantando: "Decepe o dedo, se estiver mentindo, engolirá mil agulhas, decepe o dedo". 

Um comentário:

  1. Amei isso!
    Creio que já encontrei a pessoa que estou ligada com o Akai ito *^-^*

    ResponderExcluir