quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A lenda do bom tempo

Em tempos de chuva e tempestade os japoneses, principalmente as crianças, costumam pendurar do lado de fora da casa um boneco branco feito de papel ou de pano, pedindo que a chuva pare. O uso desse boneco surgiu na era Heien, mas só se popularizou durante a era Edo com a urbanização, as crianças faziam o boneco e penduravam nas janelas pedindo bom tempo para o dia seguinte.

Esse boneco chama-se Teru Teru Bozu (Brilha Brilha Monge), e tem como referência a uma lenda japonesa. Diz a lenda que um monge budista prometeu aos agricultores que realizaria preces para trazer bom tempo e assim eles não perdessem as plantações com as fortes chuvas, porém certa vez ele falhou com a promessa e como castigo teve a cabeça decepada.

Para se fazer o Teru teru Bozu é necessário seguir alguns procedimentos de maneira correta, caso contrário pode ter sérias consequências ou atingir o efeito contrário. Respeite as tradições.

- Não fazer cabelo no boneco, pois os monges são carecas.
- Não pendurar de cabeça para baixo ou fazer na cor preta. Isso atrai a chuva.
- Se tiver o seu desejo atendido, agradeça molhando-o  com sakê ou cachaça.
- Se não tive: Corte a cabeça do Teru Teru Bozu.




Essa lenda também tem uma versão chinesa que diz que existe uma menina-deusa e ela varre as nuvens do céu, trazendo bom tempo. Então os chineses começaram a fazer bonecas com papel branco, roupas vermelhas e pequenas vassouras de palha para pendurá-las na janela, para que o céu fique sem nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário