terça-feira, 20 de setembro de 2011

A cerimônia do Chá

Yo minna, como estão? Vim aqui para falar de mais um costume japonês que perdura desde muitos séculos: o hábito de tomar chá. Para os nihonjins o chá é muito mais do que uma bebida, é a essência do seu paladar e  servir o chá é uma regra de etiqueta que não pode ser quebrada pelo anfitrião nem pelo visitantes, o qual não deve recusar e nem deixar sobrar o chá.
O chá é tão importante e tão antigo na história do Japão que existe até uma arte para contemplá-lo, chamada chanoyu (água quente para chá) ou chadô (caminho do chá). O chanoyu é uma cerimônia para o preparo do macha -  chá verde em pó - que foi importado da China no fim do século XII.
A cerimônia do chá também é proveniente da China com o hábito de reunir para tomar chá para meditar e também utiliza como forma de estimular o aprendizado e valor medicinal. Ao chegar no Japão tornou-se arte e o hábito de se reunir para tomar chá se uniu a outras artes, como ikibana - arranjo floral -, pintura e shôdo  (caligrafia japonesa).
No Japão o chanoyu utensílios era muito apreciado pela classe da nobreza, a qual os samurais faziam parte e portanto decidiram estipular algumas regras para os participantes seguirem na reunião, essas regras ficaram conhecidas como chadô. Por isso também tinha como característica a ostentação.
No fim do século XV o zen budista Murata Juko (1422- 1502)  incentivou a prática em lugares menores e com menos utensílios. Um século depois a estrutura do chanoyu foi definida pelo que viria a ser conhecido como o maior de todos os mestres do chá, Sen Rikyu (1522 - 1591) o qual pregava a filosofia da eliminação dos supérfluo, assim o mestre Rikyu criou a essência da arte japonesa através de quatro princípios básicos:
harmonia (wa), respeito (kei), pureza (sei) e tranquilidade (jaku).
Bem pessoal eu ia falar um pouco sobre o ritual da cerimônia, porém acho que não conseguiria transmitir em palavras e também perderia a graça, por isso coloquei um vídeo demonstrativo, já que a cerimônia dura em média quatro horas. Para quem gostou e quer aprofundar seus conhecimentos sobre a cerimônia do chá, esse site é mais do que recomendado http://www.cerimoniadocha.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário