quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ofurô - O banho japonês

Desde os tempos remotos os japoneses tomam banho ao ar livre, pois a geografia do Japão é composta por um relevo montanhoso e vulcões o que permite ter muitos onsen (温泉), fontes termais, no país. A prática de ir aos onsen nas férias ou feriados era mais costumeira entre a terceira idade, porém jovens casais passaram a frequentar.
O ofurô (お風呂) cujo significado é banho, surgiu com o desenvolvimento da humanidade ao trazer à terapia do onsen para dentro de casa. Inicialmente feita de cedro, com o passar dos tempos passou a ser feito também de outros materiais, sendo muito parecida com as ocidentais. Ao contrário do Brasil, onde ter uma banheira significa status, para os nipônicos é um item indispensável e é comum tomar-se banho juntos, com amigos ou familiares, por isso pode ser um pouco maior que a ocidental . 
img: www.tobu.co.jp
No Japão é comum também os sentou (銭湯), os banhos públicos, onde os japoneses vão para as fontes termais a fim de relaxar e também conversar entre si. Pode ser público ou privado, neste último pertence aos ryokan (旅館) pousada japonesa, ou hotéis. Hoje em dia, os sentou se modernizaram, possuindo karaokês entre outras coisas para o lazer, tudo para atrair o público que passou a usar os ofurôs em casa. 
Utilizado como forma de relaxar a mente e purificar o espírito, antes de entrar no ofurô ou no onsen é impressíndível tomar banho e enxugar-se. No local há cabines com chuveiro e lugar para guardar os pertences.
Konyoku (こにょく) são as fontes termais mistas, aonde homens e mulheres tomam banho juntos. Na era Meiji (1868 -1912), os banhos mistos foram proibidos por influência da cultura ocidental.
Assim como para nós é normal ir à praia usando apenas pequenas roupas, para os japoneses é comum tomar banho nu, já que eles não têm o hábito de se tocar em público e não há nenhum objetivo no banho, além de relaxar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário