segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ficando aquecido no inverno

Yo minna -san! Sei que estou um pouco ausente, mas é porque minha vida sofreu algumas mudanças, cidade nova, casa nova, enfim estou me adaptando bem e ainda estou colocando algumas coisas em ordem. Por isso tenham paciência por favor. Bem chega de blablabla e vamos ao que interessa.
O frio nos países do sul está indo e chegando ao norte. ara quem mora nas regiões perto do polo, no Japão a ilha de Hokkaido  chega a fazer -12º os japoneses inventaram o Kairo (カイロ) literalmente "aquecedor de peito".
Esse aquecedor são na verdade pequenos sacos que colocam no peito por dentro do casaco, luvas (a maioria das roupas já vem com um kairo embutido) ou sapatos e aquecem por reação química. Explicando melhor, quando você abre o saquinho cujo composto é ferro, água, carvão ativado, vermiculite (onde armazena água) e sal em contato com o ar o ferro oxida e libera calor, uma oxidação exotérmica (e você que pensava que as aulas de química não serviam pra nada hein!!).
Aqui tem um vídeo onde se pode ver melhor como é o Kairo e como utiliza-lo. jamais coloque em contato direto com o corpo!

Essa ideia de aquecer os corpos com mini aquecedores é antiga, no Japão ancestral utilizava-se carvão em brasa dentro de sacos e colocava dentro dos kiminos.  Hoje com a tecnologia os kairos passaram a ser elétricos, alguns usam baterias outros utilizam cabo USB (você pluga em qualquer dispositivo, coloca as luvas e pronto) isso é bom para economizar energia quando se está em lugares fechados.

カイロ de bolso
カイロ para luvas
   


Um comentário:

  1. Nossa eu preciso de um desses! Aqui no Brasil já estamos na primavera. mas ta fazendo um friiiio!

    ResponderExcluir