sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sensu - O leque japonês

A origem do leque se mistura com a humanidade, pois ele apareceu em diferentes povos antigos há séculos atras. Na China seu uso é datado há mais de 3 mil anos e no início utilizava-se penas, bambu e madeira para a sua confecção. Com o advento do papel, o leque passou a ser fabricado deste material.
O Japão importou o leque da China, porém foi no arquipélago mais especificamente em Kyoto, que surgiu os primeiros leques dobráveis no século VII. No século seguinte os portugueses importaram o sensu (扇子) que vieram a ser espalhados por toda à Europa, até se transformar no que conhecemos hoje.
No oriente o leque além de ser usado para se refrescar era usado também como arma, no Japão os samurais utilizavam o gun -sen que eram os sensu feitos de varetas de ferro como defesa e ataque. Outros tipos de sensu são na-ogi (com 10 varetas) e o rekin-ogi (com três varetas).
O leque transmite diversos significados de acordo com a sua posição, era uma forma de se comunicar com os cavalheiros nos tempos que homens e mulheres não conversavam livremente às vistas de todo mundo.

Fechado,pousado sobre a mão direita -> Procuro noivo.
Fechado,sobre a mão esquerda -> Sou comprometida.
Acariciando de leve o rosto e cabelo. -> Não me esqueças.
Agitado com moderação -> Não há nada a fazer.
De cabeça para baixo -> Você me aborrece.
Sobre o coração -> Amo-te e sofro por isso.
Dedo deslizando sobre as varetas -> Preciso falar-te.
Entrar num salão fechando o leque -> Hoje não sairei.
Saíndo do salão abanando-se -> Partirei logo.


Atualmente os leques caíram em desuso devido à tecnologia, porém ainda é possível vê-lo no oriente em certas ocasiões tradicionais, como no odori (um tipo de dança), na cerimônia do chá, no treinamenento de recitais etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário