segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Horóscopo Sanguíneo

Não estranhem se você for ao Japão e perguntarem seu tipo sanguíneo como se fosse a coisa mais normal do mundo, por que lá realmente é. Tão importante quanto os signos dos zodíacos são para nós ocidentais, os japoneses veem no tipo de sangue da pessoa a sua personalidade e até como forma de combinação amorosa. 
A influência do tipo de sangue é tão grande que de acordo com uma pesquisa feita pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Titsumeikan, de Kyoto, 80% dos adultos acreditam no famoso horóscopo; além disso essa crença está muito presente nos animês e mangás e até mesmo na Hello Kitty (A).
Em 1971 a publicação do livro Ketsueki gata de Wakaru Aisho de início à popularidade na crença do horóscopo sanguíneo, que na verdade já existia só tinha caído em desuso por causa da II Guerra e faltava documentos sobre para expandi-la. Apesar de popular a tipologia sanguínea em relação ao comportamento da pessoa tem um passado negro, o preconceito racial foi o que fundamentou as teses dos tipso sanguíneos. 
Quando fizeram os primeiros testes para descobrir sobre os tipos de sangue, os artigos eram duvidosos, pois dizia-se que a maioria dos animais era tipo B, assim como os asiáticos e os caucasianos eram tipo A, e isso significava que os caucasianos eram mais evoluídos. Isso porque na época havia a ideologia anti-nipônica, pois o ocidente disputava territórios da Ásia com o Japão, essa ideologia ficou conhecida como o "Perigo Amarelo" por causa de um quadro de H. Kanackfuss. Hoje é sabido que 40% da população do Japão e a maioria dos asiáticos é tipo A.

Características:

Tipo A: Perfeccionistas,sensíveis,disciplinados,teimosos,ansiosos e preocupam-se muito com as convenções e são levados pelas vontades e opiniões dos outros.

Tipo B: Emotivas, românticas e voltadas para si, determinadas no que lhes interessa e gostam de fazer as coisas a seu modo, volúveis no amor e sentimentos em geral.

Tipo AB: Fica entre os dois tipos acima, geralmente com ideias incoerentes, são sociáveis e ao mesmo tempo misteriosas, racionais e críticos não mantêm interes em coisas ou pessoas por muito tempo.

Tipo O: realistas, motivadas e competitivas, são verdadeiros líderes, possuem sentimentos simples e honestos, porém são vistos como exibicionistas e instáveis. 45% da população brasileira é tipo O

O Horóscopo de Sangue não é popular só no Japão, na Coréia essa crença também faz bastante sucesso, tendo até um filme com o tema, uma comédia romântica de 2005 intitulada "Meu namorado é tipo B" e uma música que fez sucesso por la em 2004 "Homens tipo B", em decorrência de um "clichê" homens tipo B são egoístas e de difícil temperamento. Isso faz com que muitas mulheres desistam dos parceiros ao descobrirem que são tipo B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário