terça-feira, 6 de setembro de 2011

Presentes ao estilo nihonjin

No Japão muitas regras envolvem o ato de presentear alguém, como dar dinheiro à família quando alguém morre, casa ou um bebê nasce, além de levar um bolo ou algo do tipo quando for visitar alguém, porém o essencial não é o presente e sim o Origata (embrulho para presente).
Isso pode parecer estranho, mas é através do origata que os japoneses passam os sentimentos e dar um presente se torna algo muito além que uma simples convenção, isso é tão importante que eles até têm uma frase que descrevem isso: "Dar um presente é como embrulhar o coração de quem o recebe". Além disso o origata também pode significar respeito.
Antes das modernas embalagens que conservam os alimentos, os japoneses utilizavam-se de coisas da natureza, o que lhe conferia um estilo especial. Por exemplo para manter as frutas e os peixes frescos usava-se cordas, os ovos eram protegidos em fios dourados de palha de arroz e os onigiris eram envoltos em trouxinhas feitas de folha de carvalho.
O embrulho pode ser feito de várias formas e cada um têm um significado, se usado cordões vermelhos e brancos significa congratulações, o noshigami ou simplesmente noshi é um adorno tradicional e tem como significado desejar fortuna, também existem embalagens feitas de bambu que conservam alimentos.
Dentre todos os tipos de embrulhos o mais conhecido e usado é o furoshiki, aquele tecido que usa-se para envolver o bentô (marmitas) ele também é utilizado para embrulhar presentes. O mais interessante do furoshiki é que ele pode ser desde algodão até de seda, possui uma variedade de cores, o que deixa o presente com o estilo da pessoa que está dando, e pode ser guardado como lembrança. Além disso em tempos de um mundo sustentável é uma ótima opção também, enfim seu uso trás muitas vantagens.
Lembre-se é descortês entregar um presente no Japão sem um embrulho. E param que se interessou aqui tem como fazer o furoshiki http://www.env.go.jp/en/focus/attach/060403-5.html

*nihonjin significa japonês

Nenhum comentário:

Postar um comentário