domingo, 11 de setembro de 2011

O hábito de tirar os sapatos


Em muitos países do oriente, inclusive no Japão, tirar o sapato antes de entrar em casa e deixá-los no genkan (玄関) é um hábito que ajuda a manter o local livre da sujeira da rua. O genkan é a área reservada em um nível abaixo do assoalho para que as pessoas deixem o sapato ali, algumas famílias colocam uma sapateira para ficar mais organizado.
Ao visitar a casa de alguém também se deve tirar os sapatos, então provavelmente você encontrará uma suripa (すり派), um chinelo para se usar dentro de casa, se estiver usando meias pode entrar assim mesmo.

Outros lugares também é costume fazer isso, como casas de banho, antes de entrar no tatami e em escolas, nesse último cada aluno tem um armário com sapatos brancos. 
Como os japoneses acreditam muito em espíritos e coisas sobrenaturais não poderia deixar de ter uma relação de costume com uma crença ne? Pois bem para eles deixar o sapato para fora significa também se livrar dos maus espíritos.
Eu já faço isso há um tempo e tento convencer a minha família sempre que vou à casa da minha avó, mas é difícil hehe. Para quem tem filho pequeno também é importante, já que a criança quando começa a engatinhar entra em contato direto com o chão, além de sempre deixar cair chupeta; isso evitaria muito a contaminação.
Enfim eu acho que esse hábito deveria ser praticado também pelos ocidentais, afinal quantas impurezas tem na rua não é mesmo?

Um comentário:

  1. realmente né,é sinal de limpeza e educação
    Mas eu acho q demoraria um pouco pra me acostumar
    E minhas Havainas? =( kkkkk

    ResponderExcluir