sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sumô - A luta milenar


O esporte mais representativo do Japão não tem uma data certa de seu início, mas acredita-se que
surgiu há mais de dois mil anos e de acordo com a lenda escrita no livro Kojiki, no passado dois Deuses lutaram entre si para disputar o domínio do arquipélago. Uma característica do Xintoísmo é que os yakozuna - os campeões dos campeões - são considerados como semi-deuses e não podem ser derrotados. Com o passar do tempo foi utilizado nos rituais de colheitas, os quais continuam até hoje.

O mais conhecido é a que acontece no início do torneio, quando os yakozuna abre as pernas e levanta uma dela e depois vai juntando as até o sumotori (lutador de sumô) ficar de pé, outro ritual é jogar sal no dohyo ou arena para purificar, herança do Xintoísmo. Além disso a arena é feita de terra batida remetendo aos tempos de colheitas. O dohyo tem 4,55 cm de diâmetro e duas linhas brancas que marcam à posição dos lutadores.
As características dos sumotoris é os cabelos lubrificados e com topetes e o mawashi o cinturão que cobre as partes íntimas e é feita da mesma matéria prima da mangueira que os bombeiros usam e tem cerca de 80 cm, o nó serve como proteção para a coluna quando o lutador cair. A altura dos lutadores é em média 1,85 e o peso  em torno dos 150 kg.

A técnica é o mais importante, superando até mesmo o tamanho ou o peso, existem 70 técnicas oficiais e quando um dos lutadores sai fora da arena ou toca alguma parte do corpo que não seja a sola dos pés, inclusive o cabelo, dentro dela também está desclassificado.

Um comentário: