segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O ano novo japonês e o ano do dragão

O ano de 2012 está marcado por uma figura imponente, o Dragão. Na China, onde se originou a representação dos anos através de um animal, é o ano 4710, de acordo com o seu calendário lunissolar o qual utiliza o Sol e a Lua. Em alguns países orientais como Coréia, Japão e Indonésia também comemora-se o ano novo chinês, apesar de seguirem o calendário gregoriano (ocidental) para dividir os dias, meses e anos.
No Japão a comemoração deve-se mais a crença budista do que o animal trará no ano que rege, no caso do Dragão traz poder, dinheiro e negócios. O ano do Dragão vai de 23 de janeiro de 2012 a 9 de fevereiro de 2013.
No caso do ano novo tipicamente japonês o que muda em relação ao ocidente é a divisão dos anos, pois lá é dividido em eras, cuja divisão é dada pelo início/fim do reinado de um imperador e quando uma nova era começa, recomeça a contagem dos anos. Antigamente poderia ser iniciada uma nova era por qualquer evento marcante para o Japão, atualmente estão na era Heisei  do imperador Akihito, o qual subiu ao trono em 1989.


Algumas eras importantes do Japão são: Nara, Heian Kamakura e Edo (capital do Japão antigo)

As eras do Japão moderno (1868 - atualmente) são: Meiji,  Taishō, Shōwa, Heisei


Nenhum comentário:

Postar um comentário