quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A reverência dos japoneses e o começo de tudo

Yo minna, a partir desse post o Sangue Nihon vai mudar um pouquinho, estarei mais perto de você leitor como? bem vou contar mais das minhas experiências com a cultura japonesa tradicional, claro que sempre trazendo informação só que de um jeito mais próximo. Então ikemasu ver o que essa rica cultura tem a nos mostrar hoje.

Bem, quando conheci a cultura tradicional japonesa eu era bem pequena, tanto que nem lembro a idade, mas sei que assistia um filme antigo onde haviam gueixas servindo chá e acompanhando seus senhores e curvando-se a eles. Esse último foi o que mais me intrigou, jamais imaginei que fosse um hábito comum entre todos os japoneses - fato que só vim descobrir já na adolescência.
Sempre pensei que isso acontecesse somente pela posição em que as gueixas se encontravam e que já não existisse mais. Ledo engano, o fato de curvar-se ou melhor reverenciar alguém significa não só um cumprimento como também respeito ou gratidão pela pessoa a sua frente, e isso é feito não só com alguém numa posição acima de você, mas também com colegas de classe, trabalho, vizinhos e até mesmo a foto de uma pessoa que já faleceu. 
A reverência muda de acordo com o nível hierárquico da pessoa a quem se cumprimenta, curva-se mais se for de um nível mais alto como chefe e mais ainda se for o imperador ou uma curva mais leve, de uns 30º, se for um colega ou amigo. Caso seja um pedido de desculpas geralmente curva-se 90º. Parece-ser difícil, principalmente para saber quando é hora de se levantar, mas isso só com a convivência mesmo, afinal eles aprendem desde criança como se portar nas diversas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário