segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Gato que traz sorte

Maneki-neko (招き猫)ou o gato que acena, é a figura de um gato com a pata levantada, geralmente encontrada nos estabelecimentos comerciais. Conhecido como o gato da sorte, uma das origens dessa crença é o comportamentos dos gatos, o qual pressente quando vai chover ou a chegada de uma pessoa. Inquietos, começam a passar a pata sobre a cabeça como forma de se tranquilizarem, assim os japoneses interpretam como um sinal de que terá visita.

O gato pode ter a pata direita ou a esquerda levantada. A direita atrai fortuna e sorte e a esquerda atrai clientes. Atualmente existem gatos de várias cores além do tradicional branco, o qual foram atribuídos significados.

Branco: Purificação
Preto: Proteção
Rosa: Amor
Tricolor: Muita sorte
Verde: Sorte nos estudos
Vermelho: Saúde
Dourado: Dinheiro

Como não poderia deixar de ser, os elementos que compõem o Maneki-neko também possui significados. A coleira com um sino no pescoço, esse é um costume vindo da Era Edo (1603 – 1867) quando na época o gato por ser um animal de estimação caro, usava uma coleira vermelha feita de um tecido de luxo chamado hi-chiri-men.
Quando o maneki-neko segura uma moeda, esta é um Koban (moeda dourada do período Edo) de 10 milhões de ryo (valor fictício) e significa prosperidade e riqueza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário