segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O natal nipônico

O natal é uma comemoração cristã, sendo o Japão um país de religião predominante budista e xintoísta a comemoração desta data só chegou após a II Guerra Mundial. Soldados americanos introduziram esta data, que ficou marcada durante muito tempo como celebração para as crianças, através do Papai Noel e dos presentes.
Nos anos 80, com a expensão econômica, o natal em terras nipônicas se transformou num verdadeiro acontecimento para os namorados, o qual trocavam-se presentes, jantavam em restaurantes caros e terminavam a noite em hotéis de luxo. 
Hoje em dia isso mudou um pouco, ainda é comum os casais se reunirem na noite de natal e trocarem presentes, mas nada tão luxoso, pois houve uma desaceleração no crescimento da economia do país. A comemoração com os familiares também acontece, mas é algo bastantes informal, com poucos convidados e uma pequena ceia, composta de frango e um bolo de natal feito de pão de ló, morango e creme de leite.
Apenas uma pequena parte da população japonesa, cerca de 1%, vê a data como feriado religioso. Além disso, o feriado é apenas no dia 24 de dezembro, o dia 25 é um dia comum de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário