quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A dança dos samurais

A arte está presente no Japão desde os tempos antigos, na época dos samurais mesmo com as guerras ela estava presente entre eles, uma delas é o kenbu (ken- espada bu - dança). A dança da espada, era praticada pelos samurais como forma de complementar as artes da guerra como o kendo por exemplo. Apesar disso, o kenbu moderno só surgiu na era Meiji, por volta de 1874 quando os samurais já tinham perdido seu posto e eram proibidos de usar katanas.
A dança da espada é realizada a partir do shigin, um poema declamado com música ao fundo tocada por uma shakuhachi (flauta de bambu), que guia a dança. O shigin conta histórias ou lendas antigas do Japão e que remetem à ideologia do samurai.
Com fundamento nas artes maciais o kenbu é diferente das danças artísticas, os praticantes vestidos de um hakama, quimono e tobi lutam ao mesmo tempo que fazem gestos utilizando a espada. 
Uma variação do kenbu surgiu após a II Guerra Mundial, como o tratado pós guerra proibia o uso de espadas - mesmo em artes maciais - os japoneses adaptaram o uso da espada para o leque adaptando sua coreografia, a qual ficou conhecido como shibu. Quando a proibição foi suspensa, sete anos depois surgiu uma nova variação utilizando os dois elementos, o kenshibu (dança do leque e da espada).


Nenhum comentário:

Postar um comentário