sábado, 3 de março de 2012

O dia das meninas no Japão


Yo minna, como estão? Hoje é o dia das meninas lá no Japão, conhecido por lá como Hinamatsuri (雛祭り) que significa festa das bonecas.
A comemoração se da com um chá oferecido pela menina para seus amigos, onde é servido o hishimochi (bolinho de arroz doce), sakê sem álcool e uma comida tradicional chamada arare que são bolachas coloridas que são comidas com molho. Para entreter os convidados a anfitriã pode canta músicas antigas. Tudo isso é feito diante de bonecas que ficam expostas em plataformas dispostas em forma de escada cobertas com um pano vermelho.
As bonecas vestem finos kimonos da corte do período Heian e representam o imperador, a imperatriz, que ficam na primeira fileira, as serviçais, 3 senhoras da corte e 5 músicos em que cada um segura um instrumento e o cantor segura um leque. Além disso há os objetos de decoração: uma cerejeira, uma laranjeira, instrumentos musicais, um espelho e utensílios de mesa.
Uma plataforma completa têm 15 bonecas e podem custar até 3 mil dólares. Porém de acordo com a tradição as bonecas só ficam expostas por duas semanas, pois se não guardá-las antes disso a menina demoraria a se casar. As bonecas podem ser passada de mãe para filha ou compradas em loja de departamento e cada uma ter a sua, quando se casa a menina leva as bonecas para a casa dela.
O hinamatsuri tem origem em um antigo ritual de purificação, onde as pessoas se reuniam em um piquenique na primavera e transferiam seus pecados para bonecas de papel lançando-as no rio. O costume de expor as bonecas e a aparência de membros da corte surgiu no período Edo por volta do século XIX, nessa época as mulheres atingiram o nível mais baixo em relação ao homem e esse festival era a única ocasião em que se sentia importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário