sábado, 27 de agosto de 2011

Vampiros na terra do sol nascente

A lenda dos vampiros percorre o mundo, por isso trago a vocês um pouco sobre essa lenda com o jeito do Japão, e como influenciou as produções vampirescas existentes hoje.

Conhecidos pelo nome de kyuketsuki, a primeira história sobre vampiros no Japão surgiu através da lenda “O Gato Vampiro de Nabeshima”. A história é sobre o Príncipe Nabeshima e Otoyo, sua concubina. Numa noite o gato vampiro, entrou no quarto de Otoyo e a matou, assumindo sua forma. Assim todas as noites o gato vampiro sugava a vida do príncipe, enquanto os guardas adormeciam. Até que certa noite um jovem guarda ficou acordado e viu o vampiro na forma da jovem, a partir daí enquanto o guarda vigiava nada poderia ser feito ao príncipe e logo o príncipe foi se recuperando. O jovem, juntamente com outros guardas invadiu o aposento, porém o vampiro escapou e fugiu para as montanhas, rapidamente a história se espalhara. Mais tarde o príncipe organizou uma caçada e o vampiro foi morto.
A história ganhou uma peça em 1918 intitulada, The Vampire Cat e um filme em 1969 chamado, HirokuKaibyoden.
A primeira animação que relatava a história de um vampiro foi The Tombof Drácula, em 1980, baseado no personagem Drácula da Marvel Comics.  A partir daí várias outras produções foram realizadas, algumas muito conhecidas no ocidente, tais como Vampire Hunter D (1985) e Vampire PrincessMiyu (1988).

Filmes “vampíricos” japoneses
Kuroneko (Black Cat)
The Legend of the Eight Samurai
Tale of Vampire
Chi i SuuNingyo (the night of the
Che o Suu Me (Lake of Drácula)

As histórias contendo vampiros como principal foco não ficam somente nos filmes, atualmente os vampíros tem tido grande destaque nos livros, mangás e animes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário