sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A arte do teatro Kabuki

Uma peça em que todos os atores são homens e interpretam papéis de homens e mulheres parece estranho para os ocidentais, mas assim é uma das artes teatrais mais tradicionais do Japão. Abordando lendas e mitos populares, o Kabuki é dividido em Jidaimono, quando fala-se de peças de fundo histórico; Sewamono, sobre dramas domésticos e Shasagoto que são as danças rituais.
Originalmente uma dança que retratava o cotidiano e com apelo sensual, essa arte performática encenada só por mulheres foi criada em 1603 pela dançarina Õkuni, quando reuniu um grupo de mulheres à margem do rio Kmo em Kyoto apresentando o kabuki, que significa canção, dança e habilidade. Depois passaram a se apresentar no bairros do prazer de Kyoko, Osaka e Edo (Atual Tokyo).
Quando chegaram à capital do Xogunato logo ficaram populares, porém como muitas das atrizes eram também prostitutas aconteciam muitas brigas envolvendo as atrizes. Isso fez com que em 1629 o 3º Xógun Tokugawa, Iemetsu, expulsassem as mulheres do palco send substituídas por homens de boa aparência, o que não adiantou já que também ficavam à disposição dos clientes, passando a ter o formato de hoje a partir de 1653.Os homens que se especializam em interpretar papéis femininos são conhecidos como onnagata e são os mais populares.
Duas características do kabuki são o Mie (aparência/visível), que são os momentos cujo os atores ficam parados em poses que retratam o auge da emoção do personagem  e a maquiagem kumadori, caracterizada pelo uso do pó de arroz o qual é utilizado para criar a base branca oshiroi e a acentuação das expressões faciais, tudo para que pareça com máscaras de expressões dramática ou animalesca.
As mudanças de cenário, como em outras performances teatrais japonesas, são feitas no palco com as cortinas abertas e os atores no palco.


Um comentário:

  1. Super interessante,eu nao conhecia essa parte do Japao ..gosteei =)

    ResponderExcluir