terça-feira, 13 de setembro de 2011

Harajuku Way




  A moda urbana japonesa ou o estilo Harajuku(原宿), como ficou conhecido no ocidente, é formada por diversos grupos de jovens que se reúnem no bairro de Shibuya, próximo à estação Harajuku. 
  Os jovens sempre utilizaram a moda como meio de buscar uma identidade e se reuniam para conversar e se divertir, mas o que fez Harajuku ficar tão famosa foi a década de 1990, quando a rua Omotesando fechada para o transito agrupava jovens de diferentes estilos, rockabillies, punks etc e artistas de rua.
  Nos dias de hoje as tribos que formam Harajuku são os gothic lolitas, punks, visual kei, kimono key (sim há aqueles que gostam de se vestir da maneira tradicional), cosplays e até os que inventam seu próprio look, por isso é muito difícil traçar um ponto em comum entre eles, mesmo assim eles formam a moda urbana japonesa a qual tem adeptos no mundo todo.
  A revista Fruits criada pelo fotográfo Shioichi Aoki e retrata os mais variados e exóticos estilos encontrados em Harajuku. Eu tive a oportunidade de ver uma, e é realmente fascinante, a composição geralmente tem muitas cores, a não ser as lolitas que tem seu jeito próprio de “boneca de porcelana”, os cabelos também são chamativos e estilosos.
  A cantora Gwen Stefany lançou uma linha de perfumes com o nome de Harajuku Lovers, homenageando a tendência de moda japonesa. Em novembro deste ano lançará uma linha de roupas chamada Harajuku Mini da marca Target, inspirada nas roupas infantis japonesas e expressando individualidade.
 No Brasil o Harajuku Lovers é um grupo de amantes desse estilo cujo o objetivo é divulgar a moda urbana japonesa através de desfiles, entrevistas e pelo site em que postam fotos, videos e até ensinam como montar o jeito Harajuku. Para quem gosta de moda é muito interessante ver os looks e quem sabe até adotá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário