sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

As carpas no mundo oriental

Quem acompanha o blog já percebeu que os japoneses têm muitas superstições e elas estão geralmente ligadas a alguma lenda. Pois bem, com as carpas - Koi em japonês - não é diferente, apesar de ser uma criatura viva elas também têm sua lenda e significado.
As Koi surgiram na China, mas foi no Japão que elas ganharam um colorido especial, através de mutação genética, e se transformaram nas carpas ornamentais. Para os orientais elas são símbolos de prosperidade, longevidade e respeito. 
A lenda das carpas refere-se ao que no Brasil chamamos de piracema. Na época da desova as carpas chinesas nadam contra a correnteza e saltam cascatas até à montanha Jishinham, para que possam atingir a fonte do rio Huang Ho - Rio Amarelo - que corta a china e de acordo com a lenda a carpa que conseguisse chegar ao topo se tornava um dragão. 


Essa lenda tem como significado força, coragem e determinação para alcançar seus objetivos, bem típico da personalidade dos japoneses concordam?
É muito comum ver pessoas com tatuagens de imagens, ideogramas ou animais orientais, creio porque todas elas têm um significado especial. Agora, se virem alguém com uma tatuagem de Koi já sabem o que significa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário