terça-feira, 6 de março de 2012

Os tesouros sagrados do Japão

Yo minna Genki? Bem vou falar sobre uma crença muito interessante da religião japonesa. Por enquanto não vou entrar em detalhes sobre os deuses e suas histórias, mas aguardem que ainda falarei muito sobre isso.

Os três Tesouros Sagrados do Japão, também conhecido como Tesouros Imperiais estão relacionados à mitologia japonesa e a religião Xintoísta. Diz o mito que Amateratsu - deusa do sol - deu três presentes ao seu neto Ninigi quando ele desceu dos céus para governar o Japão. Os presentes foram a espada o espelho Yata-no-kagami, a jóia Yasakani-no-Magatama, e a espada kusanagi-no-Tsugi eles representam respectivamente a sabedoria; a benevolência; e o valor.
O Yata-no Kagami é um espelho de oito lados que foi forjado pelos kamis(deuses) e junto com a Yasakani-no-Magatama (Jóias Curvadas), a qual amarrou o espelho a árvore sakaki, foram utilizados para retirar a deusa Amateratsu da caverna que tinha se escondido depois de uma decepção com seu irmão Susanoo ( deus do trovão).
A kusanagi-no-Tsugi é uma espada divina encontrada por Susanoo. Quando o deus foi expulso do céu e desceu até a província de Izumo enfrentou o monstro de 8 cabeças e 8 caudas Yamata-no-Orochi, a fim de salvar kushi-nada-hime. Depois de derrota-lo Sunaoo encontrou em uma das caudas a espada e entregou a sua irmã Amateratsu para redimir-se dos seus atos.
Cada objeto fica em um lugar do Japão, o espelho encontra-se no Grande Santuário de Ise - dedicado a Amateratsu, a Jóia está guardada no Palácio Imperial de Tokyo e a Espada está localizada no Santuário de Atsuta.
Os três objetos pertencem a família imperial, pois de acordo com o mito o primeiro imperador do Japão - Jimmu- é bisneto de Ninigi e os tesouros foram passados de geração em geração até os dias atuais. Infelizmente não se tem imagem alguma deles pelo fato de serem sagrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário