domingo, 20 de janeiro de 2013

Tatami: O piso tradicional japonês



Desde os tempos antigos os japoneses utilizam o tatami (畳) como piso para suas casas, as quais antigamente eram feitas de madeira. Com a introdução do estilo de vida ocidental no Japão com mais intensidade a partir  do séc XX, a forma de construir as casas mudou e passou a ser feita de concreto, mas ainda é possível encontrar o estilo japonês em alguns lugares das casas, como onde deixar o sapato por exemplo.
O tatami é outro elemento que não mudou, casas tradicionais ainda possuem muitos pisos feitos de tatami e grande parte das casas japonesas modernas ainda possui pelo menos um cômodo com o piso tradicional japonês.
A palavra tatami significa dobrado e é tradicionalmente feito de palha de arroz prensada e revestida com esteira de junco e uma faixa de tecido nas bordas, tem como tamanho tradicional 90cmx1,80x5cm. O tamanho dos cômodos é medido pelo número de tatamis utilizados.
Nos cômodos em que o piso é feito de tatami deve-se entrar com meias ou os pés descalços. Para limpar estes locais não pode utilizar água nem lavar a seco, deve-se limpar com aspirador de pó com bocal de cerdas naturais ou passar um pano seco.
Além das casas é comum encontrar piso de tatami tradicional em templos, lugares onde realiza-se o chanoyu e em academias de treinamento de lutas orientais.

Um comentário: